TRATAMENTO

Curativo é definido como um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de material sobre uma ferida para sua proteção, absorção e drenagem e exsudatos, com intuito de melhorar as condições do leito dessa ferida. Curativos podem ser, em algumas ocasiões , o próprio tratamento definitivo; em outras, apenas uma etapa intermediária para o tratamento cirúrgico. Há, no mercado mundial, diversas opções de materiais que podem ser utilizados nas diferentes etapas de tratamento das feridas, a saber: na higienização, no desbridamento, para diminuição da população bacteriana, para controle do exsudado, manejo do odor e como estímulo à granulação. Além disso encontramos Tecnologias avançadas, que podem ser realizadas no ambiente hospitalar ou no tratamento domiciliar, como a Terapia por Pressão Negativa e o tratamento em câmara hiperbárica; além de outras inovações que estão se consolidando como a Laserterapia e o uso de Fator de Crescimento no tratamento de Lesões.

 

 

TIPO DE TRATAMENTOS

Curativos Avançados

Os curativos avançados são coberturas com substâncias que promovem certas ações sobre uma ferida, melhorando o processo de cicatrização e fornecendo diferentes estímulos (ação antimicrobiana, manejo do odor e da secreção, hidratação, diminuição da aderência e compressão para insuficiência venosa). O profissional irá escolher a cobertura ideal de acordo com a fase em que a lesão está e qual a prioridade para o tratamento.

Laserterapia

O laser é uma amplificação da luz por emissão estimulada da radiação. Seu uso iniciou na Europa na década de 60 e 70, em que foram observados efeitos significativos no processo de cicatrização. A laserterapia de baixa potência quando aplicada sobre feridas cutâneas é capaz de promover como principais efeitos fisiológicos: resolução antiinflamatória, neoangiogênese, proliferação epitelial e de fibroblastos, síntese e deposição de colágeno, revascularização e contração da ferida. Tem sido considerado um recurso valioso no tratamento de lesões pela sua capacidade de cicatrização.

Terapia por pressão Negativa (TPN)

A TPN é um tratamento que, por meio de um curativo conectado a uma máquina, aplica uma pressão subatmosférica sobre o local da ferida. Essa terapia remove materiais infecciosos, ajuda a potencializar a cicatrização de feridas e prepara o leito da ferida para o fechamento. Ela pode ser usada para tratar feridas causadas por pé diabético, lesão por pressão, fratura exposta que requeira cirurgia de grande porte para correção, úlcera venosa, queimaduras, lesões infeccionadas, entre outros problemas. Essa tecnologia veio para mudar o cenário atual em relação aos tratamentos convencionais, pois acelera significativamente o processo de cicatrização, promovendo alta precoce do paciente, possibilidade de tratar lesões em caráter ambulatorial, redução risco de amputações, além de promover uma barreira de proteção efetiva contra infecção.

Fator de Crescimento

Os fatores de crescimento desempenham um papel na divisão celular, migração, diferenciação, expressão proteica, produção de enzimas e capacidade potencial de cicatrização de feridas, estimulando a angiogênese e proliferação celular, afetando a produção e a degradação da matriz extracelular e tem efeito quimiotático para a inflamação, células e fibroblastos. Existem sete principais famílias de fatores de crescimento: fator de crescimento epidérmico (EGF), fator de crescimento transformador beta (TGF-beta), fator de crescimento semelhante à insulina (IGF), fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGF), fator de crescimento de fibroblastos (FGF), interleucinas (ILs) e fator estimulador de colônias (CSF). Feridas agudas contêm muitos fatores de crescimento que desempenham um papel crucial nas fases iniciais da cicatrização de feridas. Os eventos de cicatrização precoce da ferida refletem um ambiente finamente equilibrado, levando a uma cicatrização rápida e sem complicações. Feridas crônicas, por muitas razões, perderam esse equilíbrio. Vários estudos avaliaram o efeito que fatores de crescimento aplicados exogenamente têm na cicatrização de feridas crônicas, com efeitos benéficos.