FERIDAS
-
- Feridas são caracterizadas pela perda não apenas da pele, mas também de outros tecidos, como músculos e ossos. Dependendo da gravidade e do tempo necessário para a cicatrização, as feridas podem ser classificadas como agudas ou crônicas.
As Feridas Agudas são aquelas que decorrem de cirurgias ou traumas, como exemplo arranhões na pele ou feridas cirúrgicas. Normalmente respondem rapidamente ao tratamento, cicatrizando sem complicações. Já as Feridas Crônicas apresentam cicatrização lenta, complicações que retardam ainda mais o processo de cura dessas lesões. Essas lesões requerem cuidados especializados.
As Feridas Complexas, agudas ou crônicas, podem estar relacionadas a um ou mais dos seguintes problemas: perda extensa de tecido, infecções, tecido inviável ou insuficiência circulatória e doenças que prejudicam a cicatrização normal, como por exemplo, obesidade, tabagismo, úlceras nos pés em pacientes diabéticos e muitas formas de vasculite.
A presença de feridas afeta muito a qualidade de vida do paciente, prejudicando a socialização e autoestima, podendo causar o afastamento do trabalho e da interação familiar por longos períodos.
O profissional é capaz de avaliar a lesão e identificar se a lesão deve ser tratada com curativo mais simples, ou se a ferida apresenta características de lesão crônica e/ou complexa, necessitando de tratamento mais intensivo e especializado. Nesse caso a ferida precisa ser tratada por profissionais especializados, qualificados para prescrever tratamentos adequados, tecnologias avançadas e curativos capazes de melhorar o processo de cicatrização. Se não forem adequadamente tratadas, as feridas podem causar graves riscos à saúde e evoluir para problemas mais graves, como a amputação de membros, ou mesmo comprometer a vida do paciente.